506583928199191
top of page

Steve Vai no Brasil

Hoje (03/06/23) o Steve Vai se apresenta no Brasil, aqui em São Paulo, como parte da programação do festival Best of Blues and Rock 2023, que conta também com Buddy Guy (em sua provável última apresentação no Brasil), a banda Extreme (quem se lembra de "More Than Words"?), Tom Morello e outros artistas.


Não vai dar pra ir ao show dele, já que hoje também estarei tocando (mas amanhã estarei lá!), mas quero aproveitar pra falar da importância do Steve Vai na minha vida.


Eu não tenho certeza, mas acredito que meu primeiro contato com ele foi através do filme Crossroads (Encruzilhada) de 1986, onde Steve participa do icônico duelo no final, com o ator Ralph Macchio, que enfrenta o "diabo" (interpretado por Vai) pra tentar (e conseguir, claro) salvar a alma do músico de blues Willie Brown. Assistam! O filme é de 1986 e eu me lembro de repetir a fita VHS inúmeras vezes tentando em vão tirar a parte final do solo, que vocês podem assistir AQUI.


Mas também pode ser por causa do disco "Eat 'Em and Smile", do cantor David Lee Roth, pra mim um dos melhores discos de rock de todos os tempos! Eu havia comprado de um colega, esse disco e também o disco seguinte, Skyscraper.





Mas o que quero falar hoje é sobre a entrevista concedida à revista Guitar World, em janeiro de 1990 que, literalmente mudou minha vida. Nessa entrevista, Steve Vai explica como era sua rotina de 10 horas de estudos diários. Na época, meu inglês ainda não era o suficiente pra entender tudo, mas com a ajuda do meu pai, eu compreendi o suficiente pra perceber que as coisas eram bem mais complicadas do que eu imaginava.





Eu tinha 14 anos e naquele momento eu estudava cerca de duas horas por dia. Na verdade, o mais correto é dizer que eu tocava, já que era algo totalmente desorganizado e sem planejamento. E eu achava que era muito tempo e que isso seria o suficiente pra me tornar um dos melhores guitarristas do mundo (kkkk). Até ler a entrevista da Guitar World...


Eu consegui um PDF desta entrevista e vou compartilhá-la com vocês neste link AQUI.


Essa entrevista depois foi expandida e publicada em um livro/método que pode ser adquirido em versão impressa ou digital na Amazon:





Steve Vai, para mim, é uma referência em vários aspectos. A sua disciplina e organização em relação aos estudos, mas também a maneira como conduziu sua carreira, as escolhas que fez ao longo da vida, são uma inspiração para mim. Mesmo que você não seja particularmente fã da sua música, acho que vale a pena assistir a esse documentário. Dá pra ativar as legendas em português.



Uma ótima semana a todos!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page