506583928199191
top of page

Rita Lee, a rainha do rock brasileiro!

No último dia 08/05/2023 a grande Rita Lee nos deixou. E assistindo à emocionante matéria que o Jornal Hoje fez, me dei conta de quantos hits a Rita deixou. Das mais de 20 músicas que tocaram durante a reportagem eu confesso que conhecia todas!


As geração mais jovem talvez não tenha a dimensão da importância dela, já que faz um bom tempo que um novo sucesso da Rita Lee não aparece. O último, se não me engano, foi "Amor e Sexo", de 2003, parceria de Rita e Roberto de Carvalho, inspirados nos textos de Arnaldo Jabor. Mas veja, a artista esteve na "crista da onda", desde pelo menos 1970 com "Ando meio Desligado", que aparece no terceiro disco dos Mutantes.



Isso sem falar em "Panis et Circenses", música de Caetano e Gil composta exclusivamente para eles e que integra o disco Tropicália. E ainda tem a famosa apresentação do grupo com Gilberto Gil em 1967, no III Festival da TV Record, interpretando "Domingo no Parque" (terceiro lugar no festival).



Eu tenho uma história curiosa pra contar sobre os Mutantes. Em 2008/9, passava meu primeiro inverno na gélida Dekalb (Illinois, EUA), onde era estudante na Northern Illinois University e depois de muito tempo sem sair de casa, resolvi dar uma esticada até o centrinho da cidade, não muito longe de onde morava.


Lá ficava o "The House Cafe", um café muito aconchegante onde sempre rolava uma boa música. Entrei no The House e pedi um capuccino, e enquanto esperava me dei conta que ao fundo estava tocando, vejam vocês, Os Mutantes! Não acreditei que estava ouvindo essa banda em um café, numa pequena cidade do midwest americano em pleno inverno. Perguntei para o pessoal lá e eles me falaram que eram fãs da banda. Esse era o poder de Rita Lee.





Além de toda essa importante fase inicial com os Mutantes e seus primeiros discos com a banda Tutti Frutti, como Fruto Proibido, trabalhos fundamentais para o rock brasileiro (não deixem de ouvir esse aí!)...



... a fase da Rita Lee que realmente me marcou foi essa maravilhosa série de discos, com arranjos de Lincoln Olivetti (em grande parte) que se inicia com Rita Lee, de 1979, com os estrondosos sucessos "Mania de Você" (a música preferida da Rita), "Chega Mais" e "Ovelha Negra":



Nesses trabalhos, a Rita e o Roberto (nunca nos esqueçamos dele!) fazem um pop sofisticado, com harmonias muito acima da média, letras inteligentíssimas e arranjos primorosos. Sem dúvida, alguns dos melhores discos da música brasileira dos anos 80.


Nesse outro "Rita Lee", de 1980, estão reunidas em um único disco, pérolas como: "Lança Perfume", "Baila Comigo", "Caso Sério" e "Nem luxo, nem lixo":





E em 1982 Rita e Roberto lançam seu disco mais bem sucedido comercialmente (2 milhões de cópias segundo o Wikipedia):




Pra mim, nessa fase qualquer disco vai valer a pena, então paro por aqui e deixo o restante da descoberta para vocês.


E para saber mais sobre sobre a vida de Rita, por ela mesma, podemos recorrer a dois livros. No dia 22/05 vai ser lançada sua segunda autobiografia, escrita durante a fase em que esteve doente. Rita programou o lançamento para este dia, que é o dia de Santa Rita de Cássia.




Ela já havia feito a primeira autobiografia (que eu tenho e recomendo!):




Mas me diga aí, qual o seu disco preferido da Rita Lee?



55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page