Dia desses, alguém fez a seguinte pergunta em um grupo de guitarristas do Facebook do qual faço parte:
O que é melhor, estudar muitos assuntos por pouco tempo ou um assunto só por muito tempo?
Essa pergunta gerou muita interação e opiniões de todos os tipos! Isso me motivou a compartilhar com vocês a minha opinião sobre o assunto o método que EU uso para organizar o meu tempo.
Antes de entrar na questão propriamente dita, quero deixar claro que isso é só a minha opinião e que não existe uma resposta única ou mais correta para isso.
Dito isso, eu acredito que já tenho uma boa experiência após vir estudando por tanto tempo e também ter dado aula para centenas de alunos, o que me ajuda a ter algumas convicções.
1. ESTUDO POR TÓPICOS Aqui, a ideia é você estabelecer uma quantidade de tempo específica, digamos UMA HORA, e dividir essa hora em pequenos tópicos, de, por exemplo 10, 15, 20 minutos, diversificando o conteúdo do seu estudo. Vejamos algumas possibilidades: EXEMPLO 1 5 min => aquecimento 20 min => técnica/escalas 15 min => acordes/harmonia 10 min => repertório (música 1) 10 min => improvisação/jam EXEMPLO 2 5 min => aquecimento 10 min => leitura 20 min => técnica/escalas 25 min=> improvisação/transcrição EXEMPLO 3 20 min => técnica/escalas (inclui o aquecimento) 20 min => repertório/músicas 20 min => improvisação/transcrição
2. ESTUDO POR IMERSÃO Neste outro modelo de estudo, a ideia é você se concentrar em um ÚNICO TÓPICO e dedicar a ele todo o seu tempo ou a maior parte dele, como por exemplo:
Técnica/escalas
Repertório
Transcrições
Improvisação
Harmonia/chord melody
Ritmo
Teoria musical
Normalmente se começa com 5/10 minutos de aquecimento e em seguida partimos para o assunto escolhido, que pode ser dividido em dois tópicos, caso o tempo permita: 5 min => aquecimento 30 min => técnica/escalas 30 min => improvisação
AFINAL, O QUE É MELHOR?
Eu já estudei das duas maneiras, e pra mim o que funciona melhor é o ESTUDO POR IMERSÃO. Eu acho isso porque a gente leva algum tempo para "entrar no clima" do estudo, e depois que estamos nesse estágio, fica mais fácil manter a concentração e o foco.
Eu também acho que isso vai te ajudar a dar sequência ao estudo e se aprofundar melhor no assunto escolhido.
Houve um período onde eu dedicava TODO meu estudo à transcrição de solos e eu estava tão envolvido nisso que chegava a estudar por 8 horas, transcrevendo os solos do Pat Metheny e Wes Montgomery.
Isso também acontece quando eu estou trabalhando em um repertório que preciso aprender, e neste caso, eu foco 100% nisso.
UMA OUTRA OPINIÃO: Jerry Coker - How to Practice Jazz Em seu pequeno e interessante livro, "How to practice Jazz" (Como estudar jazz), Jerry Coker vai fundo nessa questão e sugere o ESTUDO POR TÓPICOS.
Ele elenca todos os tópicos que devem ser considerados em seu estudo (18 ao todo!) e depois oferece sugestões de divisão de tempo em 2 e 4 horas.
Ele sugere que um músico profissional (no caso, pensando no jazz) deve dedicar ao menos 2 horas por dia ao estudo.
Em um próximo post eu vou me aprofundar mais nesse livro, porque ele é bem interessante e mostra uma visão de um autor experiente e respeitado.
10 PONTOS IMPORTANTES!
Independente de como você vai organizar o seu estudo, eu acho que existem alguns pontos que são consensuais e outros que precisamos refletir a respeito. Segue abaixo algumas ideias sobre as quais eu tenho bastante convicção:
É FUNDAMENTAL que você reserve um horário na sua agenda para a sua prática diária. Pode ser 1h, 2hs ou até 30 min. Toda segunda das 9h às 10h, por exemplo, você fecha a sua agenda para o estudo.
O ideal é estudar todos os dias, ou ao menos 5, 6x por semana. Caso isso não seja possível, procure estudar, digamos, 3 vezes, com uma disponibilidade maior de tempo (2 horas, pelo menos).
Quando estudar, desligue o celular, saia da frente da TV e do computador e se concentre 100% no estudo. Trinta minutos de estudos bem focados já trazem um grande resultado, como eu demonstro no ebook/curso Técnica para Guitarristas.
Você que é jovem, sem família ou trabalho e está começando sua jornada, você NUNCA MAIS terá tanto tempo livre! Aproveite esse momento único em sua vida e estude o MÁXIMO QUE PUDER!
Para quem não tem tanto tempo livre, a organização é fundamental e nenhum minuto pode ser desperdiçado. Se programe e priorize o que é mais urgente pra você, de acorde com a sua necessidade (técnica, repertório, escalas, etc.).
Se você é músico profissional, a manutenção técnica é imprescindível. Pode não parecer, mas assim como acontece com atletas, é muito fácil perdermos o nível técnico que atingimos. A maioria dos bons músicos que conheço, estuda ao menos 1h, todos os dias.
Quando for estudar, sempre questione o motivo ou necessidade do que vai estudar: "pra que estou estudando isso?"; "onde quero chegar com o meu estudo?"; quais as áreas em que preciso evoluir mais?".
Se você precisa otimizar o seu tempo, o melhor "custo-benefício" no estudo é a TÉCNICA. Trinta minutos de padrões melódicos por exemplo, vai ter um impacto na sua performance que nenhum outro tópico vai ter.
Outro estudo que tem grande "custo-benefício" é a transcrição, seja de solos ou de groove, harmonia, etc. Quando você "tira" um solo ou uma música, você está estudando percepção, técnica, sonoridade, fraseado/vocabulário, ritmo. É o combo completo!
E por último, não esqueça que o propósito de tudo isso é FAZER MÚSICA. Quando for tocar, esqueça tudo que você estudou e pense somente na música. Tocar com outras pessoas é FUNDAMENTAL para a sua evolução como músico.
Se você tiver curiosidade em saber como eu organizo o meu tempo de estudo, sugiro que conheça meu curso/ebook Técnica para Guitarristas: 30 minutos de estudos diários.
Lá eu explico em detalhes como eu estudo técnica e quais exercícios eu costumo utilizar para manter a minha técnica em dia.
Compartilhe nos comentários abaixo, seus pensamentos sobre o assunto e também como você organiza seu estudo!
Grande abraço,
Júlio Caliman
Comments